quarta-feira, 17 de junho de 2009

ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE PESQUISA

Ultimamente temos acompanhado através da mídia, a rapidez como as informações se propagam e não temos como absorvê-las totalmente. Precisamos entender como funciona essa ferramenta que temos ao nosso dispor. Para isso devemos utilizá-la com disposição e não com “preguiça”. Até pela facilidade de meios de pesquisa, através dela podemos estender o limite do nosso trabalho. É importante sabermos o que é relevante para nossa pesquisa. Não é porque a internet possui centenas de informações que devemos copiá-las. Daí também a importância do debate , da troca de idéias, do referenciamento, da síntese. Trabalhos mais significativos, reflexivos, sugeridos pelos alunos, leva-nos a crer que diminua a constância do “copiar e colar”. O desenvolvimento do senso crítico se faz necessário desde muito cedo afim de que o indivíduo aprenda a distinguir o que é relevante numa pesquisa. Ele precisa ser “treinado” a desenvolver essa competência. Mas isso não só com a internet. Mas com todo o tipo de mídia. O professor tanto quanto os alunos deverão deixar de lado a postura de deslumbramento frente às novas mídias assumir a postura realistas que é modificar alguns comportamentos frente a avalanche de informações que dispomos.Saber exatamente onde se encaixam nessa engrenagem. Isto é, utilizarem-se de informações que estão ao seu nível de entendimento.

O maior problema do “copiar e colar” é não saber se o que você está copiando é de fonte confiável. Ou seja, desprezar suas próprias idéias em detrimento de uma idéia no mínimo duvidosa.

Alguns itens básicos para orientar a pesquisa na internet:

- Referêcias ( extras)

- Fichamento

- Idéias principais

- Debates

- Reflexão

“A internet é um facilitador para a escola, o que precisamos é ensinar como lidar com ela”, diz a diretora pedagógica da Escola Cidade Jardim/Play Pen, Celia Tilkian.

Referências bibliográficas:

http://www.ndc.uff.br/news.asp?index=129

Um comentário:

  1. Olá, estou iniciando no mundo das oficinas, sou PEB II e peguei oficina de Produção de texto (5º ano), Hora da leitura (4º e 5º ano) e Inglês (4º e 5º ano), mas como nunca trabalhei nem com esta faixa etária e nem com oficinas, estou meio perdida, sou amiga da Monica Andrucioli e ela que falou pra eu te procurar e pedir ajuda... rs.

    ResponderExcluir